sábado, 24 de janeiro de 2015

a problemática do DOLLAAARR

Muito se tem especulado sobre a situação do Dólar em Angola. Ora bem, eu sou mais uma. Não sou economista, não sou contabilista, só sou bancária, vulga funcionária da Direção de Operações de um banco aí...o que me dá alguns conhecimentos práticos daquilo que estamos a viver no sector (a nível da Divisa em Angola).
 
Ora, portanto, este é um post quase sério.
 
Como toda a gente sabe, o preço do barril de petróleo baixou consideravelmente. Angola é um pais que vive só e somente maioritariamente da exportação do liquido precioso. Não há cá diamante, não há agricultura, não há pesca, não há turismo. Vivemos do petróleo. Vivíamos, agora sobrevivemos... a culpa é de quem? Do Mauro, do ICE...
 
Escusado será dizer que, num país em que se vive do pão, se não há farinha...WAFUUU, já era! É esta a maior causa da problemática do Dólar.
 
Não há divisas no País. Ou melhor; o BNA não está a vender divisas à escala que estamos acostumados e necessitados. Não, o BNA não forçou os bancos a "congelarem" os seus produtos, não obrigou ninguém a suspender nada, o BNA simplesmente não vende divisa suficiente para os bancos poderem pagar os serviços que usam (VISA, WU e as próprias transferências que exigem operações cambiais). Esta situação não é de hoje, mas até ao final do ano a situação estava minimamente controlada, havia pouco, mas havia.
 
Cada banco sabe os seus produtos fortes e os seus produtos menos rentáveis, pelo que cada banco teve a sua própria estratégia para fazer face a este percalço.
Há bancos (a grande maioria) que limitaram os levantamentos e pagamentos em POS efetuados com cartões VISA, outros suspenderam emissões de cartões, aumentos de plafound VISA crédito, outros suspenderam a atividade da Western Union, alguns bancos limitaram as operações cambiais a clientes considerados "fiéis" não sei a terminologia certa, por exemplo, em vez de venderem a divisa ao cliente X que tem milhões, vendem ao Y que apesar de ter milhares, compra os produtos do banco.
 
 
Uma avalanche que só começou agora.
 
Não quero ser a portadora de más notícias, mas em conversa informal aqui em casa, ouvi que O PAÍS ESTÁ DE TANGA! Há de tudo por aqui, falta de divisa, vamos começar a pagar cada vez mais caro por produtos básicos que somos obrigados a importar, os bancos estão em maus lençóis com os créditos mal parados até já estão a pedir aos clientes injeções de capital waweeeee, os condomínios de luxo que os bancos BURROS financiaram estão vazios, as pessoas como eu, comuns mortais não conseguem  comprar casa, porque é tudo acima do meio milhão...de dólares. Um apartamento com 3 quartos, não me parece bem avaliado a esse preço, mas é o que temos. Se nós, povo, não conseguimos comprar, os créditos milionários não são pagos...bolinha de neve! 
Só posso dizer que estou ansiosa que os bancos penhorem essa brincadeira toda e comecem a leiloar! 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário